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Segmentação de Público-Alvo: Estratégias para Alcançar o Seu Nicho com Precisão

Segmentação de público alvoUm dos principais objetivos do trabalho de marketing digital, é fazer com que a sua empresa alcance as pessoas certas no momento certo para o seu negócio, uma estratégia para cada etapa do funil de venda, e para que essa tarefa tenha êxito é necessário realizar a segmentação de público alvo. Primeiramente é preciso entender o que significa segmentação de público alvo, basicamente segmentação de público alvo é um processo onde se divide o mercado de possíveis clientes em grupos e segmentos que seguem determinados aspectos e características em comum.

A segmentação de público alvo normalmente é realizada através de uma definição de persona ou público alvo. Persona é método utilizado para criar uma representação fictícia de um cliente ideal através de definições básicas como: sexo, localização, ocupação, faixa etária, entre outros. Identificar as necessidades e desejos dos clientes também é algo muito importante para a segmentação, assim, tornando a comunicação entre eles ainda mais assertiva e eficiente.

Uma das estratégias mais importantes do marketing digital é o funil de venda, onde os gestores de marketing elaboram estratégias e conteúdos de acordo com cada etapa do funil, fazendo com que cada público alvo receba a mensagem mais qualificada para seu status do funil de vendas. Segue abaixo um breve resumo de cada etapa do funil de venda.

Topo de funil: um público menos qualificado, grupo de pessoas que nunca tiveram contato com sua marca ou um contato bem vago ou não estão tão interessados em seu produto ou serviço.

Os públicos nessa fase do funil geralmente são públicos amplos, públicos de afinidade ou interesses e públicos semelhantes. As campanhas mais comuns para esse tipo de público alvo são campanhas de impressões, campanhas de alcance, campanhas de engajamento, campanhas de reconhecimento de marca e campanhas de visualização de vídeo.

Meio de funil: um público que já teve algum contato com sua marca ou produto, por algum tipo de comunicação de topo de funil por exemplo ou por ter um interesse mais qualificado em seu produto ou serviço.

Os públicos nessa fase do funil geralmente são públicos que em algum momento tiveram contato ou se envolveram com sua empresa, seja em alguma campanha, nas redes sociais ou até mesmo no site. As campanhas mais utilizadas para esse tipo de público alvo são as campanhas de tráfego, direcionando o maior número de pessoas possíveis para seu site ou página, campanhas de mensagens e campanhas de cadastros.

Fundo de funil: um público bem qualificado, conhecem sua marca ou produto, ou estão ativamente pesquisando ou envolvidos em assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, nessa etapa do funil, seu público tem uma qualificação maior, isso significa que as chances de aquisição dos seus produtos ou serviços são bem maiores.

Os públicos nessa fase do funil geralmente são públicos de pessoas que entraram em contato ou se cadastraram em algum formulário, pessoas que visualizaram algum produto ou deixou no carrinho e não compraram e até mesmo o público personalizado como lista de clientes, incentivando novas compras. As campanhas mais utilizadas para esse tipo de público alvo são campanhas de remarketing, conversão e vendas.

Lembrando que o funil de venda não é uma regra, as conversões podem acontecer em qualquer etapa do funil de venda, pessoas que não conhecem sua marca ou produto podem efetuar uma compra no topo do funil.

Os públicos alvos também podem ser trabalhados em vários formatos, etapas do funil e objetivos de campanhas. Afinal a função do gestor de tráfego pago é sempre obter os melhores resultados com o menor custo possível. O gestor de tráfego pago irá elaborar várias estratégias e segmentação de públicos alvos, para então poder analisar qual estratégia trouxe o melhor resultado para cada objetivo de campanha.

Com a segmentação de público alvo é bem provável que haja um retorno positivo em alguns aspectos como:

  Engajamento e interação com os clientes;

  Público consistente e fiel;

  Melhor direcionamento das campanhas;

   Menos desperdício de recursos e de tempo;

  Vantagem competitiva no mercado;

   Aumento da taxa de conversão por meio de ações bem direcionadas.

Aquele que acredita que a segmentação de público alvo não seja um ponto de extrema importância, comete um grande erro, pois a escolha ou definição do público alvo corretamente deve ser um dos primeiros passos a serem realizados por empresas que buscam clientes mais qualificados. A segmentação do público alvo no tráfego pago é primordial para que o investimento em campanhas e anúncios sejam gastos de forma correta, sabendo que suas ações, campanhas e ofertas estarão chegando exatamente para o público que você está buscando e consequentemente converter em vendas.

A segmentação de público alvo é uma das vantagens e diferença entre a mídia online e a mídia tradicional offline, saiba mais sobre marketing digital online e marketing offline em nosso blog Mídia Offline e Mídia Online.

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Autor: Digi Blue Marketing Digital

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