Blog

Saiba mais sobre mídia online e mídia offline

Vivemos em uma era totalmente digital, onde as pessoas passam horas conectadas e encontram tudo que procuram através de um aparelho celular, tablet ou computador, sendo possível fazer praticamente tudo, interagir com pessoas o tempo todo, assistir tutoriais, filmes, séries…, tirar dúvidas, solicitar trajeto para qualquer local e realizar a compra de praticamente tudo através da internet, inclusives compras internacionais. Estamos em um mundo onde os concorrentes estão a apenas um clique um do outro.

Para auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a atraírem novos clientes, o trabalho com mídia digital online é muito importante, porém ainda existem algumas empresas que utilizam das mídias offlines para captação de possíveis clientes.

Para quem não sabe, são consideradas mídias offline qualquer publicidade que não faça uso da internet para alcançar possíveis clientes, como por exemplo: panfletos, folders, propagandas em rádio e tv, jornais, revistas, outdoors, eventos, entre outros. Já as mídias onlines são todas aquelas que dependem da internet, são elas: redes sociais (Google, Youtube, Facebook, Instagram, etc.), sites, e-mail marketing, entre outros.

As diferenças entre essas duas opções estão relacionadas a alguns pontos que serão abordados abaixo:

Alcance – Existem no mundo mais de 4 bilhões de pessoas com acesso a internet, isso faz com que as mídias onlines tenham um poder muito maior de alcance, uma vez que a sua “divulgação” poderá estar online 24 horas por dia e pode ser acessada em qualquer lugar do mundo.

Custo – O investimento em mídias onlines é bem menor se comparado às mídias offlines, você consegue administrar como será dimensionado o seu orçamento e pode reajustar sempre que necessário.

Mensurar resultados – Com as ferramentas disponíveis para utilizar nas mídias onlines, é possível ter até 100% de medição das estratégias de marketing digital, como impressões, alcance, engajamento, cliques, contatos, vendas e valor vendido, é possível coletar informações sobre campanhas e analisar se a mesma retornou um bom resultado ou não, isso em tempo real, ficando muito mais fácil para tomada de decisão e alteração das estratégias se necessário.

Segmentação – é possível direcionar para as pessoas certas, no momento certo,  escolhendo-as por grupo de interesse, faixa etária, sexo, localidade e etc, diferente das mídias offlines onde por exemplo, em um anúncio de TV qualquer um poderá assistir sem nenhum tipo de segmentação de público.

Um dos pontos fortes da segmentação de público alvo em campanhas de marketing digital, é que através das mídias online, podemos utilizar a própria base de clientes para criar públicos personalizados e públicos semelhantes, ou seja, podemos reimpactar essas pessoas com campanhas de remarketing e criar públicos que tenham o mesmo perfil dessa lista de remarketing para entregar os anúncios.

Na Black Friday de 2021 foi mais que comprovado pelas empresas o quanto a lista de clientes é valiosa, o faturamento com campanhas de marketing digital de email marketing e remarketing, chegaram a representar mais de 40% do total das vendas .

Ajustes – Mesmo que você tenha alguma campanha em andamento, é possível realizar ajustes de acordo com os resultados que você obter, e assim qualificar ainda mais a sua campanha e fazer com que a mesma chegue no público certo e atinja o resultado desejado. Já nas mídias offlines, é preciso parar uma ação ou esperar o fim dela para que sejam realizadas alterações, materiais impressos que podem ser perdidos, entre outras.

 

Com os pontos citados acima, é notório o quanto a mídia online é mais vantajosa para sua empresa, podendo trazer um retorno mais rápido, alcançar mais pessoas, alcançar as pessoas certas no momento em que estão procurando ou tem interesse em um determinado produto ou serviço e sem falar no custo, que é bem menor e você tem total controle sobre o valor investido. Por isso, não deixe para começar no mundo online amanhã, caso contrário seus concorrentes estarão sempre à sua frente.

Autor: Digi Blue Marketing Digital
Data: 22/03/2022

Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Leia também:

© Todos os direitos reservados • Digi Blue Marketing Digital | Política de Privacidade.