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Você sabe a diferença entre tráfego pago e orgânico?

Esta é uma dúvida muito comum entre as pessoas e gestores de empresas que vêm construindo sua presença no mundo digital.

Quando se fala em marketing digital, essas duas opções são apostas importantes para atrair mais visitantes para o seu site ou loja virtual e assim aumentar as chances dos mesmos se tornarem leads e potenciais clientes.

Aqui na Digi Blue, sempre recebemos contatos de clientes que querem iniciar um trabalho mais avançado em tráfego para seus canais e loja online, com o objetivo de aumentar as vendas. No entanto, na maioria das vezes os recursos são escassos e falta conhecimento sobre qual caminho seguir.

Passamos constantemente por mudanças no perfil do consumidor e no mercado em geral. Recentemente por conta da pandemia do COVID-19, tivemos uma mudança e evolução no mercado como um todo, principalmente no Mercado Digital que segundo especialistas, o que levaria anos para acontecer ocorreu em semanas.

Iremos abordar resumidamente detalhes, diferenças, vantagens e canais de divulgação de tráfego pago e tráfego orgânico.

Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico

Se tratando de tráfego pago, como o próprio nome diz você precisa pagar para o anúncio do seu produto ou serviço chegar até o usuário. Seus anúncios só serão veiculados enquanto ainda houver créditos na campanha, quando parar este investimento em anúncios, eles serão interrompidos automaticamente o seu produto ou serviço deixará de aparecer para os usuários.

Já o tráfego orgânico não depende de créditos para estarem ativos, eles podem ser encontrados continuamente, desde que mantenha seu site otimizado, atualizado, com certificado de segurança e com um trabalho de SEO continuo, para um bom posicionamento nas páginas de buscas.

Vantagens do tráfego pago

Trazem resultados mais rápidos, alcançando as pessoas certas, no momento certo, com a mensagem certa. Você consegue segmentar seu público alvo, atingindo aqueles com maior probabilidade de adquirir seu produto ou serviço. Além de ter total controle sobre o conteúdo que quer mostrar ao seu potencial cliente antes que ele possa interagir com seu site, loja online ou qualquer canal social, você pode fazer campanhas de remarketing, impactando as pessoas que visitaram seu site. Assim você tem mais clareza e precisão sobre as métricas das campanhas e dos resultados alcançados. 

Vantagens do tráfego orgânico

Não há necessidade de custo com campanhas, basicamente você precisa investir em conteúdos relevantes para o seu público-alvo, para melhorar o ranqueamento do seu site, loja online ou qualquer canal social nas páginas de busca.

Canais para se trabalhar o tráfego pago

Os canais mais populares para se trabalhar com tráfego pago são: Google Ads e Facebook Ads. Outras plataformas como Linkedin, Waze, TripAdvisor, Tik Tok… também são utilizadas para campanhas de tráfego pago.

Canais para se trabalhar o tráfego orgânico

Os canais para se trabalhar com tráfego orgânico são: Google Meu Negócio, Site, Blog, Facebook, Instagram, Linkedin, TripAdvisor, Tik Tok…

 Nossa empresa é especializada e focada 100% no marketing digital, fazemos para todos nossos clientes sem exceção, um levantamento de todas as plataformas que a empresa possui presença online, e realizamos uma otimização orgânica antes de iniciar qualquer trabalho de tráfego pago.

O tráfego pago e o tráfego orgânico se complementam, uma presença online otimizada, devidamente configurada e com conteúdos relevantes, aumentam o engajamento e consequentemente as conversões, fazendo com que o tráfego pago tenha melhores resultados com um custo menor.

Assim como uma empresa faz reformas e melhorias em seu local físico, para deixar o ambiente mais agradável possível, o mesmo deve acontecer com a presença online, pois na maioria dos casos, o primeiro contato que seu potencial cliente terá com sua empresa será nos canais online. 

E antes de pensar em uma boa presença online, a empresa precisa estar com toda a operação bem alinhada, desde atendimento inicial, estoque de produtos, logística, qualidade dos produtos ou serviço, o pós venda (um dos que julgamos o mais importante) e qualquer outro que seja relevante para o bom funcionamento de fechamento do ciclo de venda.

Por último, deixamos duas reflexões que sempre falamos e passamos para nossos clientes e parceiros.

“Se o cliente está procurando espinafre de caçarolinha, você não pode direcionar ele para uma página que vende espingarda de caçar rolinha.”

“Não adianta pagar para mostrar que sua empresa é ruim de serviço.”

Autor: Digi Blue Marketing Digital

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