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Tendências do Marketing Digital em 2021

Para se trabalhar com um marketing de qualidade é necessário sempre estar antenado com o que o mundo foi, é e vai ser em todas as áreas da sociedade.

Por isso, nós da DigiBlue preparamos um adianto para você nas tendências de marketing para que você saiba no que investir nesse ano que acabamos de iniciar. Então vamos lá:

1 – Dados e performance gerando resultado

Para dar início, você deve ter reparado que as marcas aumentaram sua presença na internet, isso acontece após a popularização do Inbound Marketing e o chamado Marketing de Conteúdo.

De acordo com essa estratégia, sua empresa deve produzir um conteúdo relevante e que sempre faça sentido para o consumidor, sanando uma curiosidade, dor, dúvida e etc. Com essa produção especifica voltada ao consumidor, as empresas conseguem gerar mais interesse e um melhor relacionamento, porém, cuidado para não exagerar!

Como dito acima, o intuito é gerar uma boa relação e interesse, mantendo sempre o consumidor por perto e, sendo assim, se a produção for excessiva o objetivo deixa de ser alcançado. Ninguém gosta de spam e basta um clique no unfollow para deixar de ver um conteúdo desinteressante, fazendo com que a análise sobre o que é postado seja muito bem feita. Mas como é feita? 

Algo que começou ano passado é a tendência de análise das métricas para checar se o conteúdo teve impacto no público, se gerou as conversões esperadas, se alcançou o número de pessoas desejado, entre outros. Saber tudo isso serve para planejar novas estratégias ou otimizar as existentes para alcançar cada vez mais resultados.

Entretanto, quando a quantidade sobrepõe a qualidade, a marca deixa de ter tempo para analisar os dados. Por isso, o Slow Content (traduzido literalmente como Conteúdo lento ou conteúdo devagar) deve se aliar ao marketing datadriven (marketing orientado por dados). 

Quando a produção desacelera, torna-se então viável dedicar mais estudo a cada publicação, independente da rede social ou blog. Analisando o histórico de posts é possível identificar quais abordagens funcionaram melhor, mantendo o que deu certo e retirando o que não deu, criando assim conteúdos que entregam mais valor e têm mais chances de sucesso.

2 – SEO como necessidade no marketing digital

Outra tendência muito forte em 2021, é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca.
Esta técnica faz com que haja uma maior visibilidade orgânica das páginas de um site na lista de pesquisas realizadas nos grandes buscadores como o tão famoso Google.

As técnicas de SEO vêm se aprimorando em conjunto com as atualizações dos algoritmos do Google, que se tornam cada vez mais frequentes, buscando sempre uma melhor adaptação aos novos hábitos dos usuários e novas tecnologias.

Com os novos recursos oferecidos pelo Google, uma das tendências do marketing digital deste ano é a de que não será suficiente estar entre os primeiros lugares, mas sim em destaques especiais, como por exemplo, a “posição zero” ou no grupo de perguntas frequentes.

3 – Ainda mais avanços para as Inteligências Artificiais

A Inteligência Artificial já está presente em nossas vidas cotidianamente, e com o passar do tempo será ainda mais comum, com a finalidade de melhorar e automatizar diversas atividades. No Marketing Digital não é diferente, 2021, sem dúvidas, terá usos cada vez mais intensivos desta ferramenta.

Recentemente, o Google Analytics ganhou uma nova versão que promete levar o processo de Machine Learning (aprendizado das máquinas) a níveis ainda mais avançados, o que será muito útil no desenvolvimento de campanhas para o marketing digital, deixando-as cada vez mais segmentadas.

Novas tecnologias e integrações, como por exemplo, de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão aumente ainda mais este ano, tornando o uso dos Ads cada vez mais uma necessidade.

4 – Crescimento do Google Meu Negócio

Já que falamos sobre melhorias do Google Ads no item acima, agora é um bom momento para falar sobre o crescimento do Google Meu Negócio, pois em 2021, prevemos um forte crescimento dele como ferramenta de marketing para pequenas e médias empresas.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google para divulgação extremamente eficaz que vem se tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais, já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas do próprio Google.

A ferramenta vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidade vêm atraindo cada vez mais empresas, um movimento que acreditamos que vai se intensificar em 2021.

Com a popularização da ferramenta, vem surgindo também uma competição pelas posições de destaque nas páginas de respostas do Google e Google Maps, trazendo a necessidade de aperfeiçoamento nas técnicas de otimização do Google Meu Negócio (Inclusive, a DigiBlue pode te ajudar!).

5– UGC e os conteúdos gerados por pessoas comuns

O crescimento no consumo de diversos conteúdo online durante o período de isolamento social trouxe também uma mudança na escolha sobre o que consumir.

Aparentemente, as pessoas passaram a cansar das propagandas feitas por pessoas distantes de sua realidade, preferindo e optando por conhecer e saber mais sobre pessoas que tragam de alguma forma uma identificação social.

Com isso, talvez em 2021 as blogueiras e blogueiros fiquem em baixa. Trazendo uma ascensão a pessoas que demonstrem uma vida mais comum e com menos ou nenhum glamour, como uma das formas mais autênticas de marketing digital, o UGC (Traduzido como Conteúdo gerado pelo Usuário) é uma ótima maneira para tornar as marcas mais acessíveis e relacionáveis com seu público, tirando o fator distância entre o consumidor e a propaganda.

Autor: João Paulo – DigiBlue
Data: 19/02/2021

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