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Públicos-alvos

Sabemos que o objetivo de muitas empresas é atrair mais clientes e consequentemente converter em vendas. E para isso no mundo digital, é utilizada estratégias e campanhas voltadas para um certo tipo de consumidores, chamados de públicos-alvos.

Traçar o perfil de pessoas que você deseja atrair é super importante, afinal ninguém quer desperdiçar investimentos em ações genéricas, mas sim focada no público que realmente se interessa pelo produto/serviço divulgado. 

Existem diversas divisões para os públicos-alvos que são baseados em características ou objetivos em comuns. Veja abaixo alguns tipos de públicos-alvos que podemos trabalhar:

Público amplo – neste modelo a campanha será entregue para o maior número de pessoas possíveis, sem definir segmentações específicas, porém geralmente são segmentadas apenas por dados demográficos, sexo, idade e local.

Público por dados demográficos – aqui o público-alvo possui alguma classificação através do seu perfil nas plataformas digitais como: status parental, estado civil, grau de escolaridade, cargo e alguns similares (pessoas que pretendem se mudar, que se formaram recentemente, que pretendem se casar, entre outros).

Público-alvo de interesse – como o próprio nome já diz, aqui as pessoas demonstram um grande interesse em determinado tópico como por exemplo, pessoas que gostam, assistem ou pesquisam esportes com frequência.

Público-alvo de mercado – aqui as pessoas estão ativamente pesquisando por produtos/serviços que a sua empresa oferece, até mesmo aqueles que consideram comprar do concorrente.

Público-alvo de remarketing – encaixa neste perfil pessoas que já interagiram com sua empresa através de um site ou qualquer outro canal digital (facebook, instagram, lista de clientes, entre outros).

Público segmentado por lista de clientes – esta opção permite que o anunciante faça o upload de dados próprios nas plataformas, criar estratégias e segmentos personalizados. Veja alguns exemplos abaixo:

– Algumas plataformas permitem que seja feita a importação de públicos personalizados relevantes, assim, podendo criar campanhas para este público e oferecer um produto similar ao que ele comprou, criar cupons de desconto ou até mesmo criar um público semelhante.

– Criar anúncio que será exibido apenas para as pessoas que se inscreveram ou que fazem parte da sua lista de e-mails, realizando uma campanha ou cupom de desconto, por exemplo.

– É possível criar anúncios que sejam relevantes para clientes novos, porém com um perfil semelhante e exibir apenas para eles, excluindo todas as outras pessoas da lista de públicos personalizados e remarketing.

Como foi dito anteriormente em nosso blog, no conteúdo sobre segmentação de público-alvo https://www.digiblue.com.br/segmentacao-de-publico-alvo/ é importante alcançar segmentos de públicos-alvos diferentes e com mensagens únicas que se adequam a cada um deles e em cada etapa do funil de vendas, ou seja, o mais indicado é criar grupos de pessoas alvo específicos e posteriormente fazer criativos de anúncios personalizados de acordo com cada grupo de público-alvo.

Lembre-se, quanto mais relevante forem os seus anúncios, melhor será a experiência do usuário e consequentemente isso resultará em uma taxa de cliques maior, uma campanha com melhor desempenho e com resultados satisfatórios. Mas vale ressaltar que para esse trabalho de marketing funcionar da melhor maneira possível, é ideal ter uma empresa qualificada operando essas estratégias, assim como a Digi Blue.

Autor: Digi Blue Marketing Digital
Data: 22/04/2022

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