Blog

Mudanças nos algoritmos (robôs) das plataformas

Explicando de maneira bem simples e objetiva, os algoritmos nada mais é que um conjunto de fórmulas que fazem uma análise de milhares de páginas e campanhas, para mostrar os conteúdos mais relevantes em relação ao que foi pesquisado. Os algoritmos transformam “perguntas” em respostas que correspondem ao que foi buscado pelo usuário, funcionando basicamente como um sistema de classificação que analisa pontos como: palavra-chave, localidade, usabilidade, entre outros.

O que muita gente ainda não sabe é que tanto os buscadores das redes sociais, quanto as plataformas de busca como o Google, passam por constantes atualizações em seus algoritmos, às vezes ocorrem alterações dos algoritmos diariamente, porém são imperceptíveis. Todas essas alterações nos algoritmos são realizadas com o intuito de melhorar a experiência do usuário e também corrigir possíveis falhas que podem fazer com que pessoas más  intencionadas burlem esses algoritmos.

Acompanhar essas mudanças frequentemente dos algoritmos não é uma tarefa fácil, pois é um processo bastante trabalhoso e precisa ser feito arduamente. Se você deseja alcançar bons resultados dentro dos buscadores, a melhor opção é contratar uma agência especializada, como nós da Digi Blue, que tenha um bom gestor de tráfego especializado para que o mesmo realize o acompanhamento das campanhas.

A importância de um gestor de tráfego acompanhando constantemente os investimentos em campanhas de tráfego pago, deve ser considerada um ponto muito importante para quem já investe em tráfego pago ou pretende iniciar com estratégias de tráfego pago. A função principal de um gestor de tráfego é fazer com que seu cliente tenha o melhor resultado possível com o menor custo. O gestor de tráfego irá dar o start nas estratégias e campanhas de forma manual e logo em seguida, automaticamente os algoritmos das plataformas já começam a trabalhar, é o processo que chamamos de aprendizado de máquina. Esse aprendizado de máquina é o processo onde os algoritmos irão analisar as campanhas, os públicos alvos, as interações, métricas e resultados no geral. Com esse aprendizado, as plataformas começam a conhecer as melhores oportunidades de conversão.

Um bom gestor de tráfego fica atento a qualquer mudança, sazonalidades, tendências do mercado, mudanças nos algoritmos e diante de cada situação faz as alterações necessárias para otimizar as campanhas pagas. Às vezes o gestor de tráfego precisa dar uma mexida nas campanhas, para fazer com que os algoritmos façam um novo aprendizado a fim de otimizar os resultados.

Aqui na Digi Blue sempre nos deparamos com situações de clientes que falam “a campanha estava rodando bem e de um tempo pra cá parou de trazer resultados e está só gastando”. Aí perguntamos “o que você fez ou vem fazendo nas campanhas?” e o cliente responde, “criamos a campanha e deixamos lá, não mexemos nem fazemos modificações”. Está aí a explicação, o que deu resultado a um ou dois meses atrás, pode não ser a melhor opção para o momento atual. Portanto, ter uma agência por detrás fará toda a diferença, pois a mesma também será capaz de mencionar as alterações necessárias para o seu site, e fazê-lo ficar de acordo com as mudanças e obter um melhor posicionamento no ranking de pesquisas.

Lembre-se, mais importante do que estar presente nos canais digitais utilizados por sua audiência, é fundamental se destacar entre cada um deles. Então não fique atrás dos seus concorrentes, inicie os seus anúncios no Google Ads com a Digi Blue que é parceira Google Partner e disponibiliza um crédito de R$1.200,00 para novos clientes da Digi Blue em sua plataforma. Para saber mais consulte os critérios.

Autor: Digi Blue Marketing Digital
Data: 10/05/2022

Gostou do conteúdo?
Lembrando que a Equipe DigiBlue tem conhecimento sobre tudo que citamos e estamos à disposição para te ajudar com o melhor do Marketing Digital te fazendo surfar essa onda!

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato conosco para mais informações.

Leia também:

© Todos os direitos reservados • Digi Blue Marketing Digital | Política de Privacidade.